estrutura e propriedade dos materias cap 1.
1
Introdução
INTRODUÇÃO
1.1 O Que é Ciência e Engenharia de Materiais?
Os materiais estão intimamente ligados à existência da espécie humana. Desde o início da civilização os materiais e a energia são usados com o objetivo de melhorar o nível de vida do ser humano.
Atualmente, existe uma grande quantidade de materiais, sendo os de uso mais frequentes: a pedra, a madeira, o cimento, o aço, o plástico, o vidro, a borracha, o alumínio, o cobre e o papel.
A produção e a transformação de materiais em bens acabados constituem uma das mais importantes atividades de uma economia moderna. Aos engenheiros cabe conceber a maioria dos produtos fabricados e definir as tecnologias necessárias para a sua produção.
A manufatura de um produto requer uma etapa de planejamento de produção, onde são selecionados diversos materiais, de acordo com custos e, principalmente, com as necessidades técnicas exigidas. A elaboração desta etapa exige do seu responsável a noção das estruturas internas e das propriedades dos materiais, pois esses conhecimentos permitem prever o comportamento do material em serviço, bem como possibilita programar e controlar as suas propriedades e características. Tais conhecimentos, portanto, tornam os engenheiros aptos a selecionar os mais adequados materiais para cada aplicação, e a serem capazes de desenvolver os melhores processos de produção.
Os materiais são analisados e desenvolvidos dentro do ramo de conhecimento denominado Ciência e Engenharia de Materiais, o qual é um campo interdisciplinar que trata da descoberta de novos materiais e do melhoramento dos já existentes, pelo desenvolvimento e aprofundamento do
conhecimento
da
relação
microestrutura-composição-síntese-
processamento entre diferentes materiais (ASKELAND & PHULÉ, 2008).
A composição é o termo que significa a constituição química de um material; a estrutura significa uma descrição do arranjo de átomos