Fundamentos das Ciências Sociais
Caso 1
,,
Pigmeus Devorados
No papel, a guerra civil que durante os últimos anos devastou o Congo já acabou. Um acordo de paz foi assinado em dezembro. Na prática, os horrores de um conflito quase esquecido pelo mundo, travado nas matas fechadas do coração da áfrica, ainda continuam vindo à tona. Foram 3 milhões de mortos e outros 2 milhões de refugiados, segundo o cálculo de organismos internacionais. Saques, execuções sumárias, massacres de vilas inteiras, limpeza étnica de tribos inimigas, amputações de braços e pernas, estupros e até casos de escalpamento foram documentados por instituições humanitárias. Na semana passada, porém uma extinta prática foi reabilitada: o canibalismo. Isto nos leva de volta a barbárie ! Afirmou um dos integrantes de uma comitiva da ONU. (...) O canibalismo, neste caso, ressurge como arma no conflito mais cruento da África” (Veja, 15 de janeiro de 2005)
1- Qual seria para Durkheim, o objeto de estudo de estudo evidenciado no texto? Justifique dentro da postura metodológica proposta pelo autor.
2- Na concepção durkheimiana da análise do fato social normal, patológico e anômico, qual se aplicaria ao caso concreto supracitado. Justifique.
Questão de múltipla escolha
3 - De acordo com Durkheim, a anomia refere-se á ausência ou inadequação das regras que regulam situações de interação social. Assim sendo
a) a liberdade de expressão artística caracteriza uma situação tipicamente anômica
b) nas sociedades industriais a vida econômica sofre de anomia por falta de regras morais que limitem a ambição humana.
c) os casamentos grupais encontrados em sociedades primitivas são anômicos, pois exprimem ausência de regras morais de conduta.
d) Os conflitos ou guerras configuram tipicamente situações de esfacelamento do tecido social, configurando-se, assim, casos de anomia.
4 - O estudo das formas principais de solidariedade social pertence ao domínio da Sociologia e foi