Astronautas da ISS
Apesar do trabalho no espaço ainda não ser uma rotina, é muito mais frequente do que costumava ser. Sendo uma das razões a construção da ISS (Estação Espacial Internacional).
A primeira caminhada espacial através da ISS ocorreu a 7 de dezembro de 1998.
De acordo com os astronautas que visitaram a ISS, trabalhar em torno da estação espacial impõe novas obrigações. A razão principal é o seu tamanho – 100 metros de comprimento por 73 metros de largura.
Considerando que uma menor aeronave pode ser posicionada para aproveitar ao máximo a luz disponível a partir do Sol e da Terra, a ISS é mais difícil de manobrar, resultando em condições de trabalho fora da ISS mais frias e mais escuro.
Estação Espacial Internacional
O seu tamanho também levou a mudanças nas regras rígidas de segurança estabelecidas para trabalhar fora da nave espacial.
Regulamentos anteriores especificaram que devia haver pelo menos dois astronautas fora de uma nave espacial, ao mesmo tempo, cada um ligado à nave por duas linhas de vida e em contato visual constante com os companheiros a bordo da nave.
Novos regulamentos especificavam que é suficiente para os astronautas estar em contacto por rádio com a nave espacial ou visível através de uma das telecameras ligados à estrutura externa, e agora só uma linha de segurança é usada para conectar astronautas à ISS. No caso improvável deste rompimento, um instrumento mais seguro ligado às suas mochilas permite-lhes usar um joystick para parar de girar e se mover em qualquer direção a uma velocidade de três quilómetros por hora.
Outras mudanças são o resultado da grande variedade e número de tarefas necessárias para montar no ISS. Em vez de treino para se tornarem especialistas num pequeno número de postos de trabalho altamente qualificados, os astronautas de hoje têm de ser bons a todas as mecânicas, preparados para enfrentar qualquer eventualidade.
O treino é dado num maior número de tarefas