APS 4º semestre unip
CÂMARA ANTIGRAVIDADE
Henrique Alcon dos Santos B2157B-0
Renato Zanotello Martins B3502J-3
Rodolpho zanotello Martins B388EH-2
Ronaldo Laver Takita B215IJ-6
Thiago Caetano Nucci B15200-1
TURMA EB4Y12/EB4Z12
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa explicar um experimento de simulação de gravidade zero através de uma filmagem. Para a demonstração serão utilizados uma caixa de papelão, uma câmera filmadora (ou mesmo um celular com câmera), uma lanterna e objetos à escolha. O projeto tem como objetivo demonstrar é possível “simular gravidade zero” a partir de um simples experimento e, este apenas é “comprovado” sendo visualizado na televisão ou computador. Tem-se também como princípio explicar o porque astronautas flutuam.
Faça uma breve estatística: saia na rua e pergunte para pessoas aleatoriamente “por quê astronautas flutuam?” A resposta será praticamente unânime: “pois não existe gravidade no espaço.”
Porém, se não há gravidade no espaço, por que os planetas e luas mantém sua órbita?
Serão abordados e explicados todos estes temas ao longo do trabalho.
DESENVOLVIMENTO
Se sairmos nas ruas e fizermos uma breve pesquisa com cidadãos aleatoriamente sobre o seguinte tema: “Por que astronautas flutuam?”, a resposta será praticamente unânime: “Porque a gravidade no espaço é zero”.
A questão é, se a gravidade no espaço não existe, como os planetas e suas luas mantém-se em órbita?
A gravidade é uma das 4 forças fundamentais (e a mais fraca). São elas: a interação gravitacional, a interação eletromagnética, a interação forte e a interação fraca. A tabela mostra detalhes sobre estas forças:
Força (ou interação) fundamental Intensidade
Teoria
Mediador
Forte
10
Cromodinâmica quântica
Gluon
Eletromagnética
10-2
Eletrodinâmica
Fóton
Fraca
10-13
Flavordinâmica
W± e Z0
Gravitacional
10-42
Geometrodinâmica