Referencial teórico
Referencial teórico
Grupo: Gabriel Barbosa, Luiz Felipe, Mateus Mattar e Matheus Almeida
As inovações tecnológicas no futebol
O futebol é o esporte mais popular do mundo, capaz de despertar a paixão de milhões de torcedores. Devido a toda essa popularidade, diversas tecnologias foram desenvolvidas a fim de aperfeiçoar o esporte, trazer maior comodidade à seus espectadores e apresentar resultados mais confiáveis.
Por ser uma modalidade secular e tradicional, a introdução de novas tecnologias no futebol sempre foi alvo de diversas polêmicas. Entretanto, isso não impede que inventores pensem em melhorias.
Uma delas é o desenvolvimento de sensores capazes de detectar o posicionamento da bola dentro do campo, permitindo que se saiba de realmente houve um gol ou não, e evitando assim um erro de julgamento por parte dos árbitros. Sensores nas balizas e dentro das bolas de futebol já foram testados e patenteados por algumas empresas, como a Adidas, por exemplo.
A empresa alemã, uma das mais influentes no meio esportivo, também é responsável pela criação de chuteiras com telemetria, o que representa um grande auxílio para treinadores e preparadores físicos. Outra tecnologia usada com esse fim é o GPS, capaz de rastrear toda a movimentação de um atleta dentro de campo.
Inovações visando a comodidade e segurança dos torcedores nos estádios, sistemas de catracas inteligentes e cadeiras reservadas com reconhecimento biométrico poderão ser encontradas no futuro.
Melhorias para atender o telespectador também são pensadas, e uma delas é o juiz virtual, programa capaz de recriar virtualmente jogadas, e que auxilia na compreensão e julgamento sobre uma determinada decisão do árbitro da partida. Levando-se em conta o recente posicionamento da FIFA, entidade máxima do futebol, e a constante busca de clubes, estádios e emissoras de TV por aperfeiçoamentos, inovações como as citadas devem ser vistas a curto ou longo
prazo.