Por que o estágio para quem já exerce o magistério
Por que o estágio para quem já exerce o magistério: uma proposta de formação contínua
As reformas ocorridas na educação como na legislação de ensino, exigem a certificação dos profissionais que exercem o magistério, através do conhecimento sistematizado. Porém, o estágio é um instrumento burocratizado que pouco acrescenta à formação docente. Neste momento, que a vivência de profissionais com experiência em sala de aula com estudantes em formação, seria interessante na troca de experiências. E daí surgem preocupações das mais diversas e alguns questionamentos acerca do estágio.
Nesse sentindo é importante enfatizar e fazer reflexões sobre as particularidades do estágio e visioná-lo como preparação e complementação do magistério, e também um momento de entendimento de assuntos relativos à escola, ao papel do professor na formação de alunos cuja realidade difere bastante; e este seria também um momento de crescimento profissional.
E como o sujeito está em constante formação, é necessário além de reflexão e da formação pedagógica, se faz necessário também a busca por novos conhecimentos e o estudo e aplicação de diversas teorias.
Uma observação mais profunda do contexto, nota-se que o desempenho de um professor se diferencia do outro. E nesse sentido, o estágio se faz importantíssimo na busca do conhecimento e desperta o gosto de saber cada vez mais, aplicando as teorias estudadas no estágio supervisionado, mesclando com a experiência do magistério no ambiente de sala de aula. E no intuito de sempre colaborar para a formação de uma sociedade mais justa, se faz necessário além da constante busca por novos conhecimentos, a formação de qualidade e responsabilidade.