Referencial Curricular Nacional RCNEI
Natureza e Sociedade
Síntese
Introdução
O mundo onde as crianças vivem é composto de um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas.
As crianças constroem seus conhecimentos á partir da interação com o meio natural e social em que estão inseridas e pelas experiências vivenciadas.
Natureza e sociedade é um eixo para ser trabalhado de forma integralizada com os diversos campos das Ciências Humanas e Naturais.
Presença dos Conhecimentos sobre Natureza e Sociedade na Educação Infantil:
Ideias e Práticas Correntes
As Ciências Humanas e Naturais sempre estiveram presentes nos currículos e programas de educação infantil, mas em uma abordagem voltada para o desenvolvimento de procedimentos, onde a criança adquire conteúdos que a prepara para atividades como copiar, repetir e colorir desenhos mimeografados.
As festas do calendário nacional por muitas vezes são usadas para valorizar a prática de colorir produções prévias, um exemplo é na páscoa onde as crianças são solicitadas a colorir coelhinhos, o que torna uma atividade mecanizada, não significativa na construção de conhecimento das crianças.
As atividades mecanizadas acabam por não favorecer a construção de conhecimentos sobre a diversidade de realidades sociais, culturais, geográficas e históricas. Em relação às ocasiões comemorativas, as temáticas são muito ricas, propiciam aberturas para propostas criativas de trabalho e poderiam ser mais bem exploradas.
O desenvolvimento da noção de tempo e espaço é uma proposta comum nas instituições de educação infantil. Os conteúdos geralmente são tratados de forma desvinculada das relações com o cotidiano, costumes, história, conhecimento geográfico construído na relação entre os homens e a natureza.
Existem práticas que priorizam a ideia que as crianças só pensam sobre o que esta materialmente acessível e concreto, e que para ampliar a compreensão sobre