A Import Ncia Do Passado
Infelizmente há muito preconceito com o passado. As pessoas esquecem que o dia de hoje só é possível porque houve um tempo anterior!
Byron certa vez disse uma grande verdade: "O melhor profeta do futuro é o passado"! Sem passado não há presente, nem muito menos futuro! A História tem confirmado a idéia de Byron, pois ao compreendermos os fatos que já aconteceram, conseguimos prever, de alguma forma, como será o nosso futuro.
O passado é muito importante! Afinal, fala daquilo que nossos ascendentes e nós próprios vivemos há algum tempo. Não devemos negar aquilo que já aconteceu, mesmo que não tenha sido tão bom assim. Se foi ruim, vamos tentar melhorar, para que o nosso presente e futuro sejam melhores!
O passado não pode ser alterado, mas o hoje e o amanhã dependem de nós, das nossas idéias e de nossas ações!
Respeitemos o passado e lutemos para um futuro ainda
Violência contra Idosos
A violência contra o idoso não é mais uma novidade em nosso país, mas sim um problema histórico, que cresce em grandes proporções. No século XXI, a população idosa aumentou quase duas vezes mais que o resto da população. Hoje, são 18 milhões de idosos em todo o Brasil, porém a previsão é de que este número dobre nos próximos vinte anos. Nem todos vivem bem: três em cada dez, ou seja, 35% já foram vítimas de humilhação, ameaça, abandono, agressão física ou verbal, cárcere privado, discriminação ou exploração financeira.
Para combater essa realidade foi criado o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/03, e a Política Nacional do Idoso , Lei 8.842/94, que ditam que toda pessoa acima de 60 anos é considerada idosa (artigo 2º), e garantem os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade (artigo 1º).
Os idosos são também alvos fáceis de criminosos. Tornam-se as vítimas preferidas de gente que quer ganhar dinheiro fácil, abordando-os nas portas de bancos, dentro dos ônibus, nas calçadas