reestruturação produtiva no Brasil: Mulher no mercado de trabalho
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 VISÃO DA MODERNIDADE E DIVISÃO DO TRABALHO 4
2.1.1 Marx e a Modernidade 4
2.1.2 Weber e a Modernidade 5
2.1.3 Modernidade Segundo Durkheim 6
2.2 INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO 6
2.3 FAMÍLIA NA CONTEMPORANEIDADE 9
2.4 POLÍTICAS DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA NO BRASIL 11
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS...................................................................................................15
1 INTRODUÇÃO
O trabalho aqui proposto pretende fazer uma análise sobre a família e trabalho na reestruturação produtiva. Dentro deste contexto será abordado inicialmente as concepções de Modernidade propostos por grandes pensadores modernos. Sendo eles: Karl Marx, Max Weber e Durkhein. Será retratado as principais idéias desses sociólogos, e a visão de cada um sobre a divisão do trabalho.
Em seguida, será mostrado as transformações que o mercado de trabalho sofreu ao longo do tempo, e a importância da inserção da mulher no mercado de trabalho. Algumas considerações sobre as particularidades da exploração da mão-de-obra feminina serão mostrados neste trabalho. A questão central é que nas condições diferenciais por gênero foram sendo apropriada pelo mercado de trabalho, interferindo na própria organização.
As mudanças e transições mais importantes do ciclo de vida da pessoa são processos relativos ao contexto familiar. A perda de validade de valores e modelos de tradição e incerteza a respeito das novas propostas que apresentam, desafiam a família a conviver com certa fluidez. Portanto, o tema família na contemporaneidade também será um tema a ser abordado nesta produção textual. Serão analisadas as principais repercussões das mudanças na família no contexto das transformações sociais.
Por fim, procuraremos entender a posição e situação