empreendedorismo feminino
Thays Regina Rodrigues Pinho
1
Resumo: Procura-se analisar a nova dinâmica social da feminização do trabalho, os aspectos promotores do aumento das atividades empreendedoras, as políticas públicas e os impactos no desenvolvimento local. Examina-se em que medida as mulheres buscam no espaço produtivo meios para sua emancipação, face ao incremento das taxas de participação da mulher no mercado de trabalho dentro do setor produtivo.
Palavras-chave: Empreendedorismo, reestruturação produtiva, trabalho.
Abstract: It seeks to examine the new social dynamics of the feminization of work, the promoters aspects of increased entrepreneurial activities, public policies and the impacts on local development. It examines the extent to which women seek space in productive ways for their emancipation, to the increase in participation rates of women in the labor market within the productive sector.
Key words: Entrepreneurship, restructuring productive, work.
1
Graduação. Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: thayspinho@hotmail.com.
INTRODUÇÃO
O advento do capitalismo e dos grandes empreendimentos industriais trouxe oportunidades para o contingente proletário, mas excluiu as mulheres. Estas ficaram restritas às tarefas familiares. De outro lado, o desenvolvimento do capitalismo promoveu a entrada de um grande contingentes de homens, no mundo do trabalho, produzindo uma classe operária eminentemente masculina. Esta tendência, porém, sofreu inflexões que variou de acordo com as lutas sociais (e os próprios movimentos de mulheres), em cada país.
A presente comunicação tem por objetivo analisar os aspectos que norteiam o empreendedorismo feminino no atual contexto da reestruturação produtiva, uma vez que se constata uma tendência marcante de feminização da atividade produtiva, inclusive no mundo empresarial no qual as mulheres, também, vêm assumindo cargos de