empreendedorismo feminino
2
Larissa Coldibeli
Do UOL, em São Paulo
18/11/201406h00
Ouvir texto
0:00
Imprimir Comunicar erro
Ampliar
Veja empresas de sucesso criadas por mulheres15 fotos
1 / 15
Deb Xavier é fundadora do Jogo de Damas, site com informações sobre empreendedorismo para mulheres, que também promove eventos com esse foco pelo país; ela foi nomeada embaixadora do Dia Global do Empreendedorismo Feminino no país; clique nas imagens acima e veja casos de mulheres de sucesso à frente do negócio próprio João Mattos/Divulgação
A ONU (Organização das Nações Unidas) lança nesta quarta-feira (19), em Nova York, o Dia Global do Empreendedorismo Feminino, que será comemorado simultaneamente em 153 países, entre eles, o Brasil. Aqui, o evento oficial acontece em Porto Alegre (RS), cidade de Deb Xavier, 28, uma das 66 empreendedoras nomeadas a embaixadora da data no mundo.
Além de ajudar a organizar o evento no país, junto com a Endeavor e o Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa), a função da embaixadora gaúcha é colaborar no debate de questões do empreendedorismo feminino e atuar junto ao governo para que ele perceba a importância econômica das mulheres.
"O objetivo é chamar atenção para a mulher empreendedora e o impacto econômico que ela produz. Ela contrata, investe na economia local e contribui para o desenvolvimento sustentável da economia. O dinheiro que ela ganha é investido na educação dos filhos, por isso, eu costumo dizer que a melhor maneira de investir na educação é investir nas mulheres", diz.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Semana Global do Empreendedorismo, a Fundação das Nações Unidas, o Departamento de Estado Americano, universidades e iniciativa privada. Segundo a ONU, a iniciativa surge para ampliar as oportunidades às mulheres, que têm acesso a entre 58% e 70% dos postos ocupados por homens na política, economia, educação e saúde.
Xavier é fundadora