TRABALHO INDIVIDUAL FAM LIA E TRABALHO
1 INTRODUÇÃO 3
2 REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, A FAMÍLIA E O TRABALHO 4
3 conclusão 8
REFERÊNCIAS 9
1-INTRODUÇÃO
Produção textual individual desenvolvida como atividade avaliativa interdisciplinar abrangendo as disciplinas de Fundamentos, Sociologia, Ciência Política e Filosofia, que tem como tema gerador “A família e o trabalho na reestruturação produtiva”, com ênfase nas políticas públicas de emprego e deterioração das condições de vida da população.
Este trabalho se configura como uma pesquisa bibliográfica, que traz uma reflexão crítica fundamentada no texto de Lilia Montali,“Relação família-trabalho: reestruturação produtiva e desemprego”, e no texto de SIMÕES, & HASHIMOTO, “Mulher, mercado de trabalho e as configurações familiares no século XX”.
No escopo do trabalho, tratamos, inicialmente sobre a revolução industrial no Brasil, as mudanças na divisão do trabalho, nas políticas geradoras de emprego e outros embates sociais. Á partir dessa perspectiva, o estudo traz uma reflexão sobre a deterioração dos valores morais da sociedade, transgredindo a vida em família e a sobrevivência na Terra.
Esta pesquisa e produção textual individual,visa oportunizar aos acadêmicos de Serviço Social uma discussão reflexiva a respeito da família e a sua nova configuração na sociedade contemporânea.
2– REESTRUTURAÇÃOPRODUTIVA, A FAMÍLIA E O TRABALHO
A reestruturação produtiva se baseia na transformação dos meios de produção, ou seja, analisa as transformações do mundo do trabalho. Aqui entendido como um conjunto de atividades realizadas por um indivíduo, ou grupo de indivíduos que visa o cumprimento de metas.
As relações produtivas no Brasil mudaram muito desde a década de 1930, após o período da industrialização. O sistema de produção capital deixou de ser manufatureiro, quase artesanal, passando a ser industrializado, realizado com a ajuda de máquinas, gerando novos postos