Reestruturaçao do setor de compras
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
SITUAÇÃO PROPOSTA
Maceió - AL
2011
Ana Cristina de Oliveira Valério
Reestruturação do setor de compras
Relatório apresentado ao curso de técnico em logística, Modalidade: Habilitação técnica. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- SENAI/AL, como parte dos requisitos para desenvolvimento da situação proposta adotada pelo Orientador: Prof. Silvio Romero.
Maceió - AL
2011
Setor de compras
Os processos de compra de materiais e de suprimentos são de fundamental importância no âmbito produtivo das empresas.
O objetivo da atividade de compras é a obtenção e coordenação do fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção. Além disso, inclui-se em sua função a seleção de fornecedores, os contratos de negociações e as decisões que envolvem compras centrais e/ou locais. Contudo, a responsabilidade de um comprador é um processo estratégico que não se delimita apenas as atividades de monitoramento e compra; o profissional da área deve ter no mínimo entendimento global de negócios e tecnologia. São tarefas cruciais para o andamento da empesa a fim de obter qualidade e respostas rápidas.
* Relação com fornecedores
O setor de compras pode também desempenhar outros papéis, sendo um deles mais voltado para a negociação. O setor, no caso, seria o negociador de preços junto aos fornecedores, sendo que essa negociação irá determinar o preço final dos produtos, onde negocia preços baixos, agilidade na entrega, e qualidade dos produtos em questão.
* Comprador ideal
Perfil ideal do comprador pode ser definido como o de alguém que vê a função como geradora potencial de lucro, acreditando ter o dever de contribuir para os planos em longo prazo como parceiro em igualdade de condições. Deve ter uma forte base financeira e tecnológica e compreender que a área de compras é vital para o bem-estar da empresa, necessitando