Reengenharia
A busca por novos métodos e processos utilizados pelas organizações
Reengenharia é um processo de mudança radical, a busca por novos métodos e processos utilizados pelas organizações. Isso se justifica quando os produtos (e/ou serviços) não atendem às necessidades dos clientes e revelam a necessidade de mudanças em todos os níveis, desde a administração até a produção (e os serviços auxiliares).
A implantação da Reengenharia exige das organizações uma visão do negócio como um todo. Elas devem ter flexibilidade e adaptabilidade dos seus processos e negócios. Isso significa modificar as estruturas departamentais e hierárquicas que restringem as informações ao topo das organizações, centralizadas nas altas gerências que acabam não utilizando essas informações de forma tão expressiva (SAVIANI, 1994).
A Reengenharia organizacional constitui o replanejamento, ou seja, replanejar a empresa como um todo, traçando novas estratégias competitivas. Já a Reengenharia de processos, enxuga os processos ou procedimentos que envolvem a operação global da empresa. Por fim, a Reengenharia de tarefas ou cargos refere-se a alterações das funções de modo a aumentar a contribuição de cada colaborador de acordo com os objetivos estratégicos da organização.
De acordo com Sandroni (1996), o processo de reengenharia pode ser concebido em duas dimensões: [...] a abrangência e a profundidade. A primeira significa amplitude horizontal com que o processo se desenvolve no interior da empresa; a segunda se refere ao grau de intensidade das modificações que se processam nos principais elementos organizacionais, tais como: a) papéis e responsabilidades; b) mensuração de resultados e incentivos; c) estrutura organizacional; d) tecnologia de informação; e) valores compartilhados e habilidades. No