Reengenharia
Anderson Pires Begnis
Carolini Luzia Schimuneck
Douglas Simon
Luiz Henrique Trevisan
Patrick Ismael Seibt
Tiago Hein Lucke
REENGENHARIA
Santa Cruz do Sul, junho de 2012
INTRODUÇÃO
A Reengenharia é uma ferramenta utilizada no planejamento e controle das mudanças que uma empresa pode e deve fazer em determinadas circunstâncias para se manter competitiva no mercado, e conseguir alcançar seus objetivos. Para as pessoas se submeterem a Reengenharia existem duas básicas razões: a ganância e o medo,sendo este último geralmente o maior motivador.
Este trabalho tem como objetivo um estudo sobre a estratégia de mudança organizacional Reengenharia, abordando a sua origem e o motivo desta, conceitos e definições a seu respeito. A Reengenharia foi criada nos anos 90 e foi apresentada como novo modelo, em resposta à economia agressiva e a competitividade entre as empresas, causando impacto sobre pessoas e organizações.
Também abordaremos as mudanças que ocorrem com a aplicação da Reengenharia numa empresa; suas inovações, mudanças radicais, flexibilidades ou simplesmente, começar de novo, aspectos que diferem a mesma das demais ferramentas utilizadas neste ramo e quais são os fatores que fazem fracassar a aplicação da Reengenharia numa organização, além de uma exposição dos tipos de empresas que necessitam da implantação da reengenharia.
REENGENHARIA
A Reengenharia surgiu nos anos 90 pelos americanos Michael Hammer e James Champy como um modelo novo, com o intuito de resposta às pressões econômicas e à concorrência que as organizações vinham sofrendo nessa década, mas especialmente, com a idéia de rapidamente reestruturar o sistema industrial norte-americano para recuperar o espaço perdido em relação à indústria japonesa.
O final dos anos 80 caracterizou-se como uma era da qualidade, quando satisfazer o cliente era um claro diferencial competitivo. Já nos anos 90 o foco muda, pois era necessário deslumbrar e surpreender os