Reengenharia
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA, Ademir Antônio; REIS, Ana Carla Fonseca; PEREIRA, Maria Isabel. Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
INTRODUÇÃO
O conceito da reengenharia nasceu da necessidade de as empresas se mostrarem mais adaptadas ao seu ambiente, surgiu como a defesa de uma transformação radical da organização Não se trata mais de proceder a aprimoramentos superficiais nos processos produtivos e administrativos, mas substituí-los radicalmente, dentro da proposta de uma nova estrutura de organização. A reengenharia aparece, portanto, como uma ferramenta de gestão, que tem como objetivo último a transformação total da empresa.
A REENGENHARIA SEGUNDO HAMMER & CHAMPY
A reengenharia é a alternativa para que a organização se torne suficientemente flexível para e ajustar rapidamente às condições mutantes do mercado, suficientemente enxuta para derrotar o preço de qualquer concorrente, suficientemente inovadora para manter-se tecnologicamente atualizada em seus produtos e serviços e suficientemente dedicada para fornecer o máximo de qualidade e de atendimento aos clientes.
A maior aplicação dessa ferramenta de transformação que é a reengenharia ocorre em situações nas quais se mostre necessário destruir o que está em prática, ou seja:
Empresas em situações financeiras calamitosas;
Empresas que ainda não estão em dificuldade, mas cuja gerencia prevê problemas;
Empresas em seu pico de desempenho, porém cuja gerencia apresenta uma postura agressiva.
AS ETAPAS DO PROCESSO DE REENGENHARIA
As etapas do processo de reengenharia que podem ser globalmente identificadas partem da visão estratégica e da definição da equipe pelo líder, que coordenará todos os esforços do processo.
Abreu apresenta um modelo de quatro fases de transformação:
1. Na fase de ESTRATÉGIA é elaborado o planejamento estratégico da empresa, considerando-se a adequação dos processos e estruturas vigentes.
2. Na fase