força eletrica
Consideremos duas cargas elétricas puntiformes q1e q2, separadas por uma distância d, conforme indica a figura:
Cargas elétricas (Foto: Reprodução)
Sabemos que se as cargas, sendo de mesmo sinal, sofrerão uma repulsão.
Cargas elétricas (Foto: Reprodução)
Sabemos que se as cargas, sendo de sinais contrários, sofrerão uma atração.
Cargas elétricas (Foto: Reprodução)
Charles Augustin de Coulomb formulou em 1785, após análises experimentais, a lei que rege essas interações e que levaria seu nome – a Lei de Coulomb:
“A força de ação mútua entre dois corpos carregados tem a direção da linha que une os corpos e sua intensidade é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.”
Assim podemos escrever:
|F→|=k|q1|⋅|q2|d2
onde k é uma constante de proporcionalidade, dependente do meio,chamada constante eletrostática. A constante k, no vácuo, tem o seguinte valor, medido em unidades do SI (Sistema Internacional):
K0=9,0⋅109N⋅m2/C2
PRINCÍPIO DA SUPERPOSIÇÃO
A força com a qual duas cargas interagem não é modificada pela presença de uma terceira. Em outras palavras, se uma carga está em presença de outras cargas elétricas, a força resultante sobre ela é a soma vetorial das forças exercidas por cada uma das cargas em separado.
Princípio da superposição (Foto: Reprodução)
CAMPO ELÉTRICO
Campo Elétrico é um campo vetorial gerado por uma carga elétrica ou uma distribuição de cargas. Considere uma carga Q fixa em uma determinada posição. Já sabemos que se uma carga q for colocada em um ponto P1, a uma distância de Q, aparecerá uma força elétrica "F" atuando sobre q. Essa força é uma força de ação à distância, ou seja, não existe um objeto ou meio