Reengenharia
Conceito:
Reengenharia, conceito introduzido por James Champy e Michael Hammer através do best-seller “Reenginnering the Corporation” publicado em 1993, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alçarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas ou processos.
Basicamente, o sistema administrativo denominado como Reengenharia, pode ser definido como:
“...Um redesenho de processos,que envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização, objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”.Stair e Reynolds (2002, p.39).
Esta focalização no aumento da eficiência dos processos e, na obtenção de mais-valias a curto prazo, implica melhorias em três níveis a destacar: redução de custos, redução de tempo e melhoria da qualidade dos serviços. A Reengenharia surge como a defesa de uma transformação radical da organização. Não se trata mais de proceder a aprimoramentos superficiais nos processos produtivos e administrativos mas substituí-los radicalmente, dentro da proposta de uma nova estrutura de organização. Aparece, portanto, como uma ferramenta de gestão, que tem como objetivo último a transformação total da empresa.
A Reengenharia questiona toda a forma de trabalhar de uma organização, gerando uma redefinição total de processos. Por esse motivo, a sua utilização e implementação, precisa passar primeiro por um processo de definição de estratégia e recolhimento de informações sobre necessidades e expectativas dos stakeholders (parte interessada – Donos/Acionistas, Empregados,Clientes, Fornecedores,Governo, etc...), a fim de mapear os processos que requerem melhorias. Feito isso, os gestores poderão vislumbrar quais são os pontos que devem ser otimizados e os que serão descartados, caso não tenham valor real