Reengenharia
Segundo Chiavenato (2003), a reengenharia é a mudança radical dos processos de trabalho da empresa e a implementação de projetos totalmente diferentes. É o processo de refazer inteiramente a engenharia organizacional, repensando todos os processos empresariais, para introduzir novos patamares e alcançar economias em custos, qualidade, atendimento e velocidade. A reengenharia é um tipo de mudança que repousa sobre quatro palavras chaves, a saber, (HAMMER E CHAMPY, 1994, apud CHIAVENATO, 2003):
a) fundamental: a reengenharia busca fazer unicamente o essencial. Suas premissas básicas são: por que fazemos o que fazemos? E por que fazemos desta maneira;
b) radical: a reengenharia impõe uma renovação total e radical, procura outras maneiras de fazer o trabalho;
c) drástica: a reengenharia destrói o antigo e busca sua substituição por algo inteiramente novo, traz modernidade aos processos.
d) processos: a reengenharia orienta o trabalho para os processos e não para as tarefas ou para os serviços, nem para pessoas ou para órgãos da estrutura organizacional.
Busca entender o quê e o porquê, não se importando com o como do processo que, de qualquer maneira, será reinventado.
A reengenharia representa uma construção e não uma mudança total ou parcial da empresa. Nesse aspecto, ela difere totalmente da melhoria contínua e do desenvolvimento organizacional, como é possível observar no comparativo apresentado no quadro um.
Melhoria Continua
Desenvolvimento
Organizacional
Reengenharia
Tipo de mudança
Gradual, lenta e contínua.
Incremental. Evolutiva
Gradual, lenta e contínua.
Ponto de partida
Problemas diagnosticados
Frequência da mudança Tempo necessário
Processo atualmente existente. Melhorara o que já existe
Contínua e cotidiana
Curto prazo de tempo para avaliar o processo atual
Envolvimento
Risco
Habilitador