Reengenharia
1- CONCEITUAÇÃO, CARACTERISTICAS E BENEFICIOS;
2- LIDERANÇA E EQUIPES DE REENGENHARIA;
3- FASES;
4- PONTOS CRITICOS;
5- CONCLUSÃO;
6- BIBLIOGRAFIA.
REENGENHARIA
1- CONCEITUAÇÃO, CARACTERISTICAS E BENEFICIOS;
A Reengenharia, conceito introduzido por James Champy e Michael Hammer através do best-seller “Reenginnering the Corporation” publicado em 1993, consiste em repensar e redesenhar radicalmente as práticas e processos nucleares da organização tais como o serviço ao cliente, o desenvolvimento de novos produtos, a cultura organizacional, a resposta às encomendas, entre outras, afim de aumentar a produtividade através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.
Ao contrário da TQM (Total Quality Management), a Reengenharia não procura introduzir melhorias em processos já existentes mas sim a eliminação e total reinvenção das regras e processos já ultrapassados bem como de todos os pressupostos fundamentais que lhe servem de base. Daqui resulta outra diferença chave da Reengenharia em relação à TQM: enquanto a TQM tem um elevado grau de participação dos subordinados e visa a obtenção de resultados num espaço de tempo alargado, a reengenharia parte de cima para baixo (dos gestores para os subordinados) e visa obter resultados num curto espaço de tempo.
O foco da reengenharia em processos e atividades que agregam valor.
A conquista de um desempenho inovador medido nos resultados da empresa
A aplicabilidade da reengenharia aos líderes de mercado, bem como aos seguidores.
A reengenharia como veículo para o fortalecimento dos funcionários.
Ela enfoca o aperfeiçoamento do valor oferecido ao cliente, algo com que os clientes se importem e pelo que estarão dispostos a pagar o valor agregado.
A melhoria na medida de processo "tempo de resposta de pedidos", é importante, mas, definitivamente, a reengenharia mede seu efeito líquido em termos de resultados de lucratividade.
O