Redesenho processos
Segundo Rebouças (2004), Fluxograma é uma técnica de representação gráfica, onde são utilizados símbolos, permitindo a descrição clara e precisa da seqüência de um processo, bem como sua análise e redesenho.
ETAPAS/METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO
Levantamento do contexto introdutório: conhecer de forma abrangente o processo/sistema a ser estudado, através de leituras, pesquisas e reuniões.
Definição do objetivo: possibilita a definição do “foco”, permitindo o atingimento do universo desejado.
Levantamento do fluxo atual (existente): permitirá uma visão crítica do sistema e o entendimento de seu funcionamento, os controles existentes. Com este fluxo é possível analisar a situação atual do processo que está sendo estudado. Deverá representar a realidade da situação, de forma detalhada. O levantamento do fluxo atual deve ser feito através de entrevistas e reuniões junto aos usuários envolvidos, e revisto quantas vezes forem necessárias, até que se tenha certeza de que ele representa uma verdade.
Desenvolvimento e análise de novo fluxo: consiste em desenhar graficamente as etapas do sistema da forma proposta, após análises e conforme as necessidades da Empresa.
Testes, ajustes e aprovações: aqui deverão ser realizados os ajustes e testes necessários à adequada implantação do sistema proposto. Antes da implantação do novo sistema, deverão ser solicitadas as aprovações necessárias.
Formalização, implantação e acompanhamento: o novo processo deve ser formalizado e divulgado a todos os envolvidos, com a realização dos acompanhamentos e treinamentos necessários.
Existem, basicamente, dois tipos de fluxogramas: o fluxograma vertical e o horizontal. Iremos trabalhar com o fluxograma horizontal.
Simbologia de Fluxogramas
Os símbolos utilizados nos fluxogramas têm por objetivo evidenciar a origem, processo e destino da informação escrita e/ou verbal componente de um sistema.
Existe uma tendência cada vez mais generalizada para a