MAPEAMENTO E REDESENHO DE PROCESSOS NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA
ANDRÉA MARA DA CRUZ ROCHA
MAPEAMENTO E REDESENHO DE PROCESSOS NO
CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA
Trabalho apresentado à Faculdade A
Vez Do Mestre, como requisito parcial para a obtenção do Grau de Especialista em Gestão de Processos.
ORIENTADOR: Prof. Cesar Augusto Leitão
Belo Horizonte
Junho/ 2013
A VEZ DO MESTRE
MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PROCESSOS
O Trabalho de Conclusão de Curso
Mapeamento e Redesenho de Processos no
Contexto de uma Instituição Pública
Elaborado por Andréa Mara da Cruz Rocha (turma abril/2012)
e aprovado pela Coordenação Acadêmica do curso de MBA em Gerenciamento
De projetos Da AVM, foi aceito como requisito parcial para a obtenção do certificado do curso de pós-graduação a distância.
Belo Horizonte, 13 de junho de 2013
Coordenador Acadêmico: Evandro Lepletier
Professor Orientador: Cesar Augusto Leitão
TERMO DE COMPROMISSO
A aluna Andréa Mara da Cruz Rocha, do curso de MBA Executivo em Gestão de Processos, da Faculdade AVM, declara que o conteúdo do Trabalho de
Conclusão de Curso intitulado Mapeamento e Redesenho de Processo no
Contexto de uma Instituição Pública, é autêntico, original e de sua autoria exclusiva. Belo Horizonte, junho de 2013
Dedicatória
Dedico este trabalho a todos aqueles que acreditam que com Deus tudo é possível, mesmo estando diante do maior obstáculo.
E aos meus filhos Marina, Mayra e André que me ensinaram a sentir o amor mais puro, verdadeiro e incondicional que eu pude viver.
RESUMO
Este trabalho apresenta uma abordagem para mapear e redesenhar um processo de apoio de uma organização pública utilizando uma metodologia que considera que as premissas para o funcionamento do processo no cenário futuro e os resultados desejados pela organização devem nortear toda a modelagem do processo. Além disso, a definição de papéis, responsabilidades e participação das pessoas chaves do processo podem potencializar os