GESTÃO POR PROCESSOS: a importância do redesenho para as organizações
RESUMO
Para adaptar-se às exigências do mercado e manterem-se competitivas, as organizações buscam constantemente melhorar seus processos e resultados com o proposito de minimizar problemas como rigidez, instabilidade, falta de foco no cliente e custos, mantendo a qualidade dos produtos e serviços. Assim, o redesenho de processos é uma necessidade intrínseca para que, as organizações respondam as mudanças que ocorrem constantemente em seu ambiente de atuação. Este estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi compreender como o redesenho de processos pode auxiliar as empresas a se tornarem mais competitivas num ambiente de constantes mudanças. O redesenho tem um papel de grande importância para as organizações, uma vez que, busca aumentar a eficiência e produtividade, de maneira simplificada e racionalizada.
Palavras-Chave: Redesenho de Processos. Organizações. Mudanças. Competitividade.
1 INTRODUÇÃO
Com o aumento da competição e das incertezas no ambiente de negócios, as organizações vêm tentando desenvolver uma visão holística de seus processos, alinhados não apenas entre si, mas também, ao seu contexto externo. Essa situação indica que as mudanças são inevitáveis para as organizações que pretendem continuar existindo. Nesse contexto, surgiram diversas propostas de mudança organizacional, desde a adoção de tecnologias gerenciais até os novos modelos de gestão, entre os quais se destaca a gestão de processos. A gestão por processos tem permitido que as empresas se concentrem nos seus mercados-alvos, aumentem sua flexibilidade, e obtenham melhorias de desempenho operacional significativas, aumentando, assim, sua competitividade.
Segundo Pradella (2013, p. 97) “[...] a necessidade de mudança contínua nas organizações, para atender aos desejos dos clientes e aos objetivos dos acionistas, traz consigo a demanda por instrumentos para