Fontes de dados demograficos
A pesquisa demográfica, historicamente, foi caracterizada por um viés quantitativo. As fontes primordiais de pesquisa foram os Censos demográficos e Registros Civis (United Nations, 1983). Segundo o National Statistics (2001), os chineses e babilônicos efetuavam censos com fins militares e para cobrança de impostos. O mesmo com os egípcios que organizavam censos com a finalidade de recrutar pessoas para a construção das pirâmides, e redistribuição das colheitas seguindo o fluxo anual do Nilo. Os Romanos e Gregos também detinham de meios para contagem populacional, anos antes do nascimento de Cristo.
2.Fontes De Dados Demográficos
A divulgação dos dados pode ser feita de várias maneiras:
Os dados agregados estão disponíveis em tabelas convencionais ou especiais. A forma mais tradicional, a de publicar tabelas convencionais, vem gradualmente perdendo importância, uma vez que hoje existem alternativas mais baratas e mais eficientes. Apenas uma parte das informações levantadas pode ser divulgada na forma tabular.
Uma alternativa de divulgação é o fornecimento dos microdados, ou de uma amostra deles em arquivos digitais. Microdados consistem no menor nível de desagregação dos dados de uma pesquisa, retratando, na forma de códigos numéricos, o conteúdo dos questionários, preservado o sigilo das informações Os microdados possibilitam aos usuários, com conhecimento de linguagens de programação ou softwares de cálculo, criar suas próprias tabelas de dados numéricos. Os produtos digitais são divulgados atualmente em cd-rom.
Na análise demográfica, com relação a fonte de dados, deve-se saber:
1) onde e de que forma poderá encontrar os dados que precisa;
2) quais as instituições que produzem as informações.
Estar atento à qualidade dos dados, é outra preocupação nos estudos demográficos. Via de regra, o demógrafo baseia-se em observações referentes a todo o universo estudado, mas ao mesmo tempo possui pouco controle sobre a natureza da