redes
Protocolos de comunicação
Ricardo Hideo Kuwano
Turma:3ETNB-RC
William Maciel de Souza-13018456
São José dos Campos,06 de Maio de 2014
Protocolo FTP
O FTP (Protocolo de transferência de arquivos) é um protocolo utilizado para transferência de dados da camada de aplicação, através de uma interface que o usuário se identifica, envia e recebe arquivos para um servidor FTP. Como o protocolo HTTP o FTP utiliza conexão TCP para se conectar com o servidor mas com uma diferença importante, o FTP utiliza duas conexões TCPs paralelas para transmitir um arquivo, uma conexão de controle e uma conexão de dados.
A conexão de controle é utilizada para trocar informações como as de usuário e senha, mudança de diretórios, inserir e apagar arquivos. A conexão de dados serve para enviar os arquivos solicitado pelo cliente. Por este motivo dizemos que o FTP possui informações de controle fora da banda, diferente do HTTP que possui informações de controle na banda, na mesma conexão TCP.
Ao iniciar uma sessão TFP o cliente inicia primeiramente uma conexão de controle com o servidor na porta 21, por onde envia informações de usuário e senha e comandos para mudar diretório. Com a verificação positiva do usuário o servidor mantem a conexão de controle aberta e aguarda as solicitações, quando o cliente solicita um arquivo o servidor abre uma conexão de dados com o cliente através da porta 20 que fechada logo após o envio do mesmo.
Se durante a sessão o cliente solicitar outro arquivo o FTP abrirá outra conexão TCP, ou seja o FPT manter uma conexão não persistente na conexão de dados e uma conexão persistente na conexão de controle. Durante uma sessão FTP o servidor mantem informações de estado do cliente, monitorando seu tráfego na árvore de diretório e associa cada sessão TCP a um cliente especifico, por este motive é considerado uma protocolo de estado, diferente do protocolo HTTP que não monitora o cliente e por isso é considerado um