Nós e os outros
A cada espécie de seres vivos corresponde um conjunto de características próprias que se distinguem.
Hoje, graças ao desenvolvimento da ciência, Biologia Molecular e da Genética, temos novas respostas a perguntas antigas.
Em psicologia tem-se vindo a desenvolver uma área específica – Genética do Comportamento – que investiga as influências hereditárias na forma de ser e de se comportar dos indivíduos.
Agentes responsáveis pela transmissão hereditária
Muitos aspectos dos seres humanos são transmitidos por hereditariedade. Muitas das nossas características, quer em termos da nossa constituição física, quer em termos do nosso comportamento, são herdados, já nascem connosco.
No começo…
O óvulo e o espermatozóide: cada um de nós resultou da sua junção que gerou uma célula: o ovo. São precisamente células reprodutoras responsáveis pela hereditariedade.
O ovo, é assim, a primeira célula que constitui o indivíduo. Esta célula vai dividir-se em duas, que por sua vez se subdividirão até gerar o organismo – mitose.
Este processo de divisão celular está na base da produção das células novas que também têm por função substituir as que morrem. É, portanto um processo que está subjacente ao crescimento e desenvolvimento do indivíduo ao longo da sua vida.
Cromossomas e herança genética
Os seres humanos, são constituídos por células que apresentam uma organização completa – núcleo. É no interior deste que se encontra a informação genética responsável pelas características de cada espécie e de cada indivíduo.
No período de divisão celular, é possível observar longos filamentos enrolados – cromossomas. Estes são constituídos quimicamente por ADN e por proteínas. Os cromossomas constituem o suporte dos genes. São as estruturas mais importantes das células, uma vez que são responsáveis pela transmissão de informação hereditária.
As células de um organismo da mesma espécie têm o mesmo número de cromossomas (menos os sexuais). O número e a forma dos