Historia da Psicologia
Para Piaget, esta fase de 2 a 7 anos é conhecida como “PENSAMENTO PRÉ-OPERATÓTIO” ou “INTELIGÊNCIA SIMBÓLICA”, que tem como característica a representação mental desenvolvendo as funções simbólicas.
Desenvolvimento Cognitivo - O que Piaget denomina como Pré-operatório, é a representação simbólica, principal aquisição deste período, que possui diferentes formas: a linguagem, a imitação diferida, a imagem mental, o desenho, o jogo simbólico. O egocentrismos intelectual é a forma principal da criança neste estágio. Raciocinando por analogias faltando um raciocínio lógico.
Aos 2 anos a criança chega há mais um marco importante. Ela passa a ter noção de quem ela é, passando assim, a controlar sua imagem no espelho.
Nessa idade, ela começa, a saber, o que pode e o que não pode fazer, já consegue organizar os pensamentos e já formam frases completas para se comunicar. Junto com a família aprende noções de cor, tamanho, lugar e quantidade. Frequentemente sente medo de pessoas novas (desconhecidas) e dos frutos de sua imaginação. Querem resolver nessa fase os conflitos nos tapas e empurrões, cabendo ao adulto explicar que a atitude está errada. Nessa idade a criança está em pleno desenvolvimento. (Fonte:http://www.crescabrasil.com.br/pessoas/347/material/Etapas%20do%20desenvolvimento%20do%20racioc%C3%ADnio%20segundo%20Piaget.pdf> Acesso em 15 de abril de 2014.)
Desenvolvimento Físico – com um melhor controle dos movimentos, começa nessa idade a manusear objetos menores com maior facilidade, desenhando traços mais finos e relacionados à objetos e pessoas. O equilíbrio e a coordenação também aumentam significativamente, facilitando os saltos e corridas, surgindo assim, os primeiros sinais de independência motora, pois, já pode controlar separadamente cada segmento motor.
Desenvolvimento Social e emocional – nessa fase, o interesse por outras crianças vai ficando cada vez maior, mas, ainda tem na mãe uma figura muito importante para sua segurança.