redes turisticas
Financiamento e parcelamento de passagens e meios de transportes mais baratos são tidos como algumas da principais causas para o aumento das atividades turísticas. Essas atividades promovem um mudança substancial em determinados espaços, sejam aquele cuja tendência turística é natural (uma praia por exemplo) ou outras formas de turismos cujo ser humano as adaptou para tal fim. De todo modo, são muitos os investimentos e os empregos que a chamada indústria do turismo traz para determinadas sociedades. Para o Ministério do Turimo:
"A importância da atividade turística como indutora do desenvolvimento depende não somente da existência dos recursos naturais e culturais, mas de uma ação de planejamento e gestão eficaz e integrada entre o poder público e a iniciativa privada. Tendo como base a ciência e a tecnologia, que agregam valor real e contínuo, é preciso incorporar um conjunto de ações estruturadoras que elevem o nível de atratividade e competitividade desses recursos, de modo a transformá-los, efetivamente, em produtos turísticos."
As atividades consideradas turísticas se distinguem daquelas consideradas lazer em alguns aspectos, apesar de terem algumas coisas em comum. O uso de tempo livre sob domínio de quem usufrui é considerado ao mesmo tempo turismo e lazer. Assim como a recreação, diversão e passeios diversos. Porém, o tempo livre no cotidiano é apenas lazer, enquanto o tempo livre fora do cotidiano é turismo. Se alguns lugares apenas forem atração significa uma atividade de lazer, por outro lado, se todo o lugar for atração caracteriza turismo.
Essas observações nos fazem constatar que o turismo realmente está ligado à viagens, ou seja, um tempo fora do cotidiano