A.I Inteligencia artificial
Filmado em 2001 nos EUA e dirigido por Steven Spielberg, o longa começa apresentando como será a vida no futuro, é mostrado as consequências do aquecimento global, como derretimento das calotas polares, fato que destaca a consequência da interferência humana na natureza. O filme se passa em torno de David, robô criado por uma empresa criadora de robôs com aparência humana. Com uma tecnologia avançada, a empresa conseguiu programar David para que ele tivesse sentimentos, o que o aproxima mais dos seres humanos.
Há um casal formado por Harry e Mônica, que se encontram em uma situação difícil e muito triste, pois seu filho estava em coma. Com os sentimentos mexidos por essa situação, Harry decide levar David para casa, então o casal decide adota-lo. Com seu único filho biológico em coma, adoram David para que pudesse o transmitir seu amor e para que de alguma forma ele suprisse a falta do filho chamado Martin. Nota-se nesse instante, o esforço do androide em se tornar humano, pode-se destacar o jantar, onde ele observava o comportamento dos pais e tentava imita-los.
Porém algo muda o rumo do filme, Martin, o filho do casal, que estava em coma, retorna ao seu lar. Esse retorno trouxe um sentimento de competição entre os dois filhos. Martin aproveitou a inocência de David e armava provocações, como quando sugeriu que seu irmão cortasse uma mexa do cabelo de sua mãe, que dessa forma ela o amaria mais. Inspirado no objetivo de obter o amor de sua mãe, o robô realiza o ato de cortar a mexa. Seus pais ficam nervosos com a situação e o repreendem.
Até que em um certo momento os amigos de Martin começam questionar se o androide sentia dor, então eles o ameaçam com um objeto ponte agudo, David abraça seu irmão buscando proteção, mas os dois acabam caindo na piscina. Martin começa se afogar, seus pais o salvam, mas decidem abandonar David. O robô implora para que isso não aconteça, em vão.
Nesse momento o filme muda seu rumo outra vez, passando