Gestão Publica
Conscientes que o Governo Federal, Estadual e Municipal tem um grande desafio, que é formular e implementar uma política pública de gestão, que apoie o salto de qualidade e produtividade, necessário na área de prestação de serviços públicos à população.E especialmente sabedores que há um longo caminho a percorrer, uma vez que a sociedade tem passado por muitas mudanças.
A Gestão Pública passa por um processo de globalização em curso, alavancado pelo desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação que trouxe à tona importantes questões sobre o papel do Estado na sociedade contemporânea, e também sobre as políticas públicas necessárias para promover a competitividade do país, num mundo cada vez mais integrado.
Neste compasso, elaboramos o presente trabalho, tendo como foco as competências esperadas de um Gestor Público, conscientes de que o setor público não é historicamente caracterizado como inovador, aberto às mudanças, daí, o desafio é maior ainda.
Este trabalho apresenta inicialmente, de forma conceitual, a questão da gestão por competências na Administração Pública como o novo modelo gerencial do Estado que busca identificar ferramentas até então só encontradas nas empresas privadas sempre com o objetivo de revitalização e agilização das suas organizações públicas.
A seguir, como temática principal, apresentamos as 17 competências individuais que um Gestor Público deve possuir para gerir uma Instituição Pública, competências estas, observadas no artigo publicado no II Congresso Consad de Gestão Pública – Painel 26: Desenvolvimento de competências: experiência na administração pública federal. Desenvolvimento de Competências Gerenciais no Ministério da Educação, autoria deAntonia Valeria Martins Maciel e Sonia Maria Goulart Gonçalves.
Por fim queremos destacar que são os gestores que concentram e dirigem os esforços para o alcance dos objetivos estabelecidos rumo a excelência na Gestão Pública. 1.