Aditivos alimentares
Acadêmica: Fátima Apª Ferreira da Silva dos Santos
Professor: Romir Rodrigues
Cappuccino Jandaia Diet
Aditivos:
Bicarbonato de sódio, neste produto é utilizado como Regulador de Acidez: substância que altera ou controla a acidez ou alcalinidade dos alimentos. Acerta o pH do cappuccino para diminuir a acidez, tornando-o mais leve e aumentando a quantidade de espuma. Possíveis danos à saúde: não há qualquer evidência de carcinogenicidade em humanos, é ruim para hipertensos. Edulcorantes: substâncias orgânicas diferentes dos açúcares, confere sabor doce aos alimentos.
Edulcorantes naturais:
Sorbitol São obtidos a partir da redução da glicose. Poder adoçante – 50 a 70% maior que o da sacarose. Valor energético - 4 Kcal/g. Tem sabor semelhante à sacarose. Possíveis danos à saúde: sabe-se e que em dose acima de 70g/dia tem efeito diurético e laxativo, não favorece a formação de cáries, pode ser consumidos por diabéticos.
MaltodextrinaSão extraídas do milho. Poder adoçante – 50 a 70% maior que o da sacarose. Valor energético 4 kcal/g. Muito utilizado como diluente nos adoçantes artificiais. Possíveis danos à saúde: inchaço e flatulência, reações alérgicas, hipoglicemia.
Steviosídeopoder adoçante 300 vezes maior que a sacarose. Não é calórico, sabor residual amargo. Possíveis danos à saúde: nunca houve relato de reação adversa em literaturas médicas e científicas.
Edulcorantes artificiais:
Ciclamato de sódio Valor energético – 0 kcal/g. Poder adoçante – 40 vezes maior que o do açúcar, tem um leve gosto residual. Possíveis danos à saúde: Contra indicado para hipertensos por conter sódio, problemas de comportamento, hiperatividade, alergias, possivelmente carcinogênicos.
Sacarina sódica É um derivado do petróleo. Valor energético – 0 Kcal/g. Poder adoçante – 300 vezes maior que o do açúcar. Tem gosto residual amargo e metálico. Possíveis danos à saúde: problemas hepáticos, problemas de comportamento,