redes petri
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Modelagem e Controle de Sistemas Automatizados
DENNIS BROWN GERMINIASI
JACQUELINE WAYNA
MARINA LACERDA RESENDE
LEOPOLDINA
ABRIL - 2013
1 - INTRODUÇÃO
1.1 REDES DE PETRI
Criado por Carl Petri, Redes de Petri é um método de estudo de sistemas dinâmicos e eventos discretos. Na década de 60 e 70 foram desenvolvidas e se tornaram reconhecidas como umas das melhores ferramentas para descrição e análise de sincronização, comunicação e fonte de compartilhamento entre processos concorrentes.
Tal método permite desenvolver uma modelagem para representar sistemas se valendo de uma forte base matemática, possui a particularidade de modelar sistemas paralelos, concorrentes, assíncronos e não determinísticos.Quanto a sua representação gráfica a rede de Petri básica é formada por dois componentes: um ativo chamado de transição (barra) e outro passivo denominado lugar (círculo). Os lugares equivalem às variáveis de estado e as transições correspondem às ações realizadas pelo sistema. Esses dois componentes são ligados entre si através de arcos dirigidos. Os arcos podem ser únicos ou múltiplos. A figura 01 abaixo mostra os elementos básicos descritos:
Figura 01: Elementos básicos de um grafo associado à Rede de Petri.
As redes de Petri podem ser embasadas em três fundamentações diferentes: a primeira utiliza a teoria bag como suporte. A segunda usa os conceitos da álgebra matricial. Já a terceira se fundamenta na estrutura definida por relações.
1.2 TERRAPLANAGEM
Terraplenagem é a técnica de engenharia de escavação e movimentação de solos e rochas. È a arte de mudar intencionalmente a configuração de um terreno. É um serviço complexo e especializado, e de execução agradável. Dentre os que a exercem, alguns prosperam extraordinariamente, enquanto outros tem