memoria descritiva
Projecto I – exercício da malha
ESAP –M. I. Arquitectura 1ºano turma A Inês Silva 6381 2012-13
Depois de vários meses a trabalhar no exercício da malha, e passando por todas as suas fases, chegou ao momento em este exercício chega ao fim .
No início deste exercício foi-nos pedido para desenhar um rectângulo 3x2, e seguidamente, traçar linhas livremente, quer transversais quer longitudinais, tendo em conta que estas deveriam começar e acabar em outras linhas já desenhadas; Esta fase, devido á sua liberdade de escolha e de hipóteses, tornou-se um pouco complicada; no principiocomecei por compor tudo muito instintivamente sem pensar na relação entre as linhas, criando soluções confusas;Seguidamente comecei por pensar nestas relações, criando ligações de proximidade, densidade e simetria.Depois de algumas hipóteses, escolhi a que achei ter mais interessante, pois destacava-se pela densidade delinhas e pela falta desta.
No início deste exercício, senti-me um pouco perdida pois não percebi-a qual a finalidade deste. Acho que só consegui entender a minha malha, quando realmente olhei para ela como forma, e não como finalidade.
No inicio da primeira fase, a elevação de planos verticais, apresentei algumas hipóteses completamente contraditórias ao espírito da malha, que se assemelhavam a uma espécie de jogo de cobra, onde havia uma linha, que percorria todas as linhas da malha, o que não criava coerência entre os planos e espaços criados; comecei então por entender as linhas, e grupos que estas formavam; quais as suas importâncias tendo em conta o seu lugar dentro da malha; o meu pensamento foi muito simples, perceber quais as linhas que atingiam os limites da malha, e a relação destas com as restantes linhas da malha.
Após o estudo das linhas passei pelo estudo da forma, quando nos foi apresentado a nova fase da malha (elevação dos planos horizontais); Percebi que havia uma ligação com um grupos de linhas já anteriormente estudado com