Discurso argumentativo
Preparação 2ºteste /1ºperíodo/11ºano
1.Caracterizar o discurso argumentativo
- Um texto argumentativo tem como objetivo persuadir alguém das nossas ideias. Deve ser claro e ter riqueza lexical, podendo tratar qualquer tema ou assunto.
É constituído por um primeiro parágrafo curto, que deixe a ideia no ar, depois o desenvolvimento deve referir a opinião da pessoa que o escreve, com argumentos convincentes e verdadeiros, e com exemplos claros. Deve também conter contra-argumentos, de forma a não permitir a meio da leitura que o leitor os faça. Por fim, deve ser concluído com um parágrafo que responda ao primeiro parágrafo, ou simplesmente com a ideia chave da opinião.
Características essenciais do texto argumentativo:
. O texto é concebido de forma a convencer ou a persuadir.
. A tese defendida deve ser claramente identificada pelo destinatário.
. O texto deve usar um registo adequado ao destinatário e tema.
. Os argumentos utilizados devem ser diversificados: Proverbiais / Universais /
Experiência pessoal / Históricos / Exemplares / Científicos …
2.Identificar os três elementos da retórica (Ethos,Pathos,Logos)
-Ethos (Orador)
Alguém que se propõe exercer uma certa influência: o que é determinante é a vontade de agradar, de persuadir, de convencer , através de belos discursos ou de argumentos racionais.
-Pathos (Auditório)
Pessoa ou pessoas que o orador pretende influenciar. O que conta é a decifração das intenções e do caráter do orador, a inferência que temos o direito de fazer a partir daquilo que é enunciado literalmente.
-Logos (Discurso)
Conjunto dos argumentos organizados de modo a persuadir. Refere a racionalidade dos argumentos e o tipo e a estrutura dos discursos.
No contexto da retórica, o Ethos refere-se ao caráter do orador, que se for considerado uma pessoa íntegra, honesta e responsável, conquista mais facilmente a confiança do público. Quando o público pressupõe que o orador é uma pessoa leal,