Redes industriais
1.1 - INTRODUÇÃO
O MODICON MODBUS foi desenvolvido pela Modicon Inc. para uso em sistemas de controle de processos (criado originalmente para interligar os CLPs Modicon e estes com terminais inteligentes).
O MODBUS é uma rede do nível Devicebus. Portanto, usada para dispositivos discretos e para acionamentos, como relés de proteção, IHM´s, medidores de energia, inversores, dentre outros.
No projeto de uma rede de campo atualmente não é aconselhada a especificação de uma rede MODBUS, pois existem diversas rede de nível Devicebus mais modernas e que possuem maior quantidade de recursos e ferramentas de diagnósticos. No entanto, como o MODBUS é uma rede consolidada no mercado e que existe há vários anos, diversos equipamentos de diversos fabricantes que não estão disponíveis nas redes desejadas, estão disponíveis em rede MODBUS. Vários gateways, multiplexadores e ferramentas existentes no mercado convertem determinadas rede para MODBUS, tornando seu uso obrigatório em alguns casos.
O MODBUS é um protocolo de comunicação Mestre-Escravo. O mestre controla toda a atividade da comunicação serial, através da seleção de um ou mais escravos (pooling). O protocolo possibilita a utilização de um mestre e até 247 escravos, a identificação se dá através de endereçamento (cada dispositivo componente da rede tem o seu endereço que o distingue dos demais). A rede MODBUS mencionada aqui é a que utiliza o meio físico RS-485 para realizar a comunicação. Onde for usado outro meio físico, será mencionado.
O protocolo MODBUS utiliza a técnica mestre-escravo, na qual somente um dispositivo (o mestre) pode iniciar uma transação. Os outros dispositivos (escravos) respondem ao mestre fornecendo os dados requisitados. O mestre pode acessar um dispositivo escravo de forma individual (através de endereçamento) ou pode enviar uma mensagem para todos os dispositivos escravos (broadcast). Os escravos retornam uma mensagem (resposta) a uma pergunta estabelecida pelo