Redes de educação ambiental
As redes de educação ambiental são movimentos dinâmicos que buscam construir sociedades democráticas e sustentáveis. As ações das redes são voltadas para a luta contra a crise ambiental e é uma estratégia fundamental para o avanço das políticas públicas no Brasil. A abrangência de suas ações se ampliam no crescente relacionamento com os educadores ambientais.
As redes de educação ambiental surgiram na década de 90, juntamente com os conceitos de desenvolvimento sustentável, com a preocupação com as gerações futuras e com a política ambiental, promovida pela ECO-92 (Conferência Mundial sobre Meio
Ambiente e Desenvolvimento).
A REBEA (Rede Brasileira de Educação Ambiental) foi uma das primeiras redes no cenário brasileiro, atuando na disseminação e compartilhamento de experiências e iniciativas em benefício do fortalecimento da educação ambiental nos diversos níveis e esferas da sociedade. Há dúvidas se a REBEA ainda é atuante, pois o site utilizado para pesquisa apresenta-se desatualizado.
Segundo a REBEA (Rede Brasileira de Educação Ambiental) no Brasil existem cerca de 45 redes de Educação Ambiental, sendo elas redes estaduais, municipais, regionais e temáticas, e conforme a REBEA, ela atua como instância de articulação e estímulo à atuação de todos estes coletivos.
Segue as Redes de Educação Ambiental articuladas na malha da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA):
NACIONAIS
Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental para Sociedades
Sustentáveis - RUPEA www.uefs.br/rupea Informações: ferraro@uefs.br (Luis Ferraro)
Rede Brasileira de Centros de Educação Ambiental – REDE CEAS www.redeceas.esalq.usp.br Informações: redeceas@ redeceas.esalq.usp.br
Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade – REJUMA www.rejuma.org.br Informações: rejuma@gmail.com
Rede Brasileira de Educomunicação Ambiental – REBECA
Lista de comunicação: http://br.groups.yahoo.com/group/rebecadobrasil/