Redes de Difração - Experiência
EXPERIÊNCIA:
REDES DE DIFRAÇÃO
São Paulo
REDE DE DIFRAÇÃO
1. OBJETIVOS
Analisar o comportamento de ma rede de difração; determinar a constant da rede através do laser de He-Ne; estimar o poder resolutivo da rede através de uma lâmpada de sódio e determinar a dispersão recíproca da rede usando as linhas de emissão da lâmpada de mercúrio.
2. MATERIAIS UTILIZADOS
Redes de difração de 600 linhas por milímetro;
Lâmpada de hélio;
Lâmpada de mercúrio;
Lâmpada de sódio;
Goniômetro;
Trilho;
Fonte de alimentação.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Uma rede de difração é um dispositivo que tem múltiplas fendas ou ranhuras paralelas, equidistantes e de mesma largura. Um feixe de luz que incide nesta rede é difratado e os raios provenientes das diversas fendas interferem formando uma figura de intensidade variável é um dos dispositivos mais úteis para o estudo da luz e dos objetos que emitem e absorvem luz.
Uma rede de difração é constituída de um conjunto muito grande de fendas, muito próximas. As primeiras redes de difração foram construídas com fios metálicos muito finos, separados por intervalos iguais. Atualmente, são constituídas de lâmina de vidro onde se fez um grande numero de linhas ou sulcos igualmente espaçados. As fendas neste caso são os espaços entre os sulcos.
A figura abaixo representa as fendas e uma onda plana incidindo normalmente sobre elas.
Os diversos feixes difratados se interferem produzindo a figura de difração final. A condição para a ocorrência do máximo principal no caso de incidência normal e dada por: Equação (1)
Sendo
Onde e a distância entre os centros de duas fendas contíguas, ângulo entre a normal a rede de difração e a direção de observação, é o número de ordem e é o comprimento de onda.
Para o desvio é nulo e todas as cores se combinam na direção do