rede de difração
Ao decorrer dos primeiros artigos publicados por Isaac Newton em 1672 (seis anos depois ter observado o fenômeno da dispersão e recombinação da luz solar pela primeira vez) usou a palavra “espectrum” para caracterizar o que observara. Em que movendo o prisma, se dispersava a luz branca nas suas componentes coloridas, formando um espectro como a do arco- Iris [1]. Suas experiências marcaram o inicio da espectroscopia.
Os trabalhos de Bunsen e Kirchhoff foram significativos para o desenvolvimento do espectroscópio (instrumento de medida do espectro da luz). Com o avanço das pesquisas na área da espectroscopia, novos equipamentos como as redes de difração, foram desenvolvidos para analise espectral.
Hoje em dia a espectroscopia possibilita determinar diferentes compósitos, através de equipamentos e métodos diversos. Os equipamentos utilizados em espectroscopia são chamados de espectrômetros ou espectrofotômetros, constituídos por uma fonte, um monocromador e um detector.
Em resumo, foram abordados neste relatório a historia da espectroscopia, desde o desenvolvimento da analise espectral até a origem das contribuições a astronomia.
SURGIMENTO DA ESPECTROSCOPIA
Newton e a espectroscopia
Isaac Newton nasceu na aldeia de Woolsthorpe no dia de Natal de 1642, de parto prematuro. Filho póstumo de um proprietário agrícola, pelos planos iniciais de família deveria