trabalho de economia e metodos quantitativos
6 REFERÊNCIAS...................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
2.1 - INFLAÇÃO: Conforme “dicionário Aurélio”: Desequilíbrio econômico caracterizado pelo crescimento anormal dos meios de pagamento em relação às necessidades de consumo, com a consequente redução do poder aquisitivo da moeda e alta geral dos preços.
Podemos observar como a inflação tem influenciado na economia e acompanhar através dos diversos veículos de comunicação seus impactos como no exemplo:
A variação dos índices de inflação afeta diretamente a economia de um país, refletindo em indicadores como o de desemprego. Em feiras e supermercados, é comum notar uma mudança no preço de alguns produtos num curto espaço de tempo. Toda semana, o dentista João Vieira realiza compras na feira de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Em sua lista de compras, não faltam frutas e verduras, que, segundo ele, estão cada vez mais caras. “Eu pago mais e levo menos. Tenho nem mais precisado de carregador, levo na mão mesmo”, contou. O preço de alguns produtos, como o tomate e a batata, varia quase todos os dias.
Nos dias de hoje, está se tornando comum estes episódios, pois a inflação tem impactado nos diversos setores econômicos e se os órgãos competentes não interferirem na economia de modo a equilibrar todo este processo inflacionário, os consumidores cada vez mais compraram menos e a economia ficará ainda mais abalada.
2.2 - TAXA DE JUROS: Em pesquisa ao site, a taxa de juro representa o custo de utilização do dinheiro. É, portanto, o preço pago por alguém pela utilização de dinheiro que lhe foi cedido por outra pessoa.
Através da mídia podemos acompanhar as variações das diversas taxas econômicas como vemos abaixo:
As taxas das operações de crédito subiram em junho, pela quarta vez no ano, segundo pesquisa Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade