ESPECTROSCOPIA COM REDE DE DIFRAÇÃO EM GASES ELEMENTARES
Escola de Engenharia Elétrica
ESPECTROSCOPIA COM REDE DE DIFRAÇÃO EM GASES ELEMENTARES
OBJETIVO
O objetivo do experimento “Espectroscopia com Rede de Difração em Gases Elementares” consiste em obter os valores do comprimento de onda para cada raia de (m = 1), do valor do espaçamento da rede (d) – para a lâmpada de Hélio – avaliar a variação no comprimento de onda através da energia de interação – para a lâmpada de Sódio – através de dados coletados em laboratório. Analisar também os diagramas de Energia para cada átomo.
INTRODUÇÃO
Podemos observar a dispersão da luz através de uma rede de difração. Uma rede de difração consiste de um grande número de linhas traçadas sobre um substrato, que pode ser de vidro, plástico ou metal, que pode funcionar por transmissão ou por reflexão.
A equação da rede de difração é dada por: mλ = d senƟ
A análise do padrão de interferência produzida por uma rede de difração nos permite determinar o espectro da radiação emitida por uma fonte de luz.
O princípio de interferência nos diz que quando esta diferença é igual ao comprimento de onda da luz ou a um número inteiro de comprimento de onda, a luz que vem das fendas sucessivas estão em fase, isto é, existe interferência construtiva. Para qualquer outro ângulo existirá interferência destrutiva entre as frentes de ondas que vêm das fendas.
A condição para interferência vem a ser dada por: mλ = a(senα ± senβ)
Esta propriedade da difração é utilizada para a construção de equipamentos espectroscópicos, e a presente prática procura mostrar os aspectos básicos de um espectrômetro de rede de difração e sua aplicação na análise espectral de diferentes gases.
O espectrômetro pode ser utilizado com qualquer fonte de comprimento de onda conhecido na análise química, na astronomia, no diagnóstico de plasmas e em muitos outros campos.
Pode-se obter