Poker
(por Hugo Mora)
Continuando a série sobre a matemática envolvida em uma mesa de Texas Hold'em, no artigo deste mês vou falar sobre os percentuais de chance de vitória em situações de all-in pré-flop. São informações muito importantes, que todo jogador deve conhecer, pois ocorrem em demasia nos estágios finais de torneios, quando os blinds representam um valor significativo em relação aos estoques dos jogadores, principalmente dos short-stacks.
Os confrontos que irei analisar são os seguintes: par contra par, par contra duas cartas menores, par contra duas cartas maiores, par contra uma carta maior e uma menor, duas cartas maiores contra duas cartas menores, uma carta maior e uma menor contra duas cartas entre as duas, uma carta maior e uma do meio contra uma carta menor do que a maior e outra menor do que a do meio e mãos dominadas. Para cada uma delas vou citar alguns exemplos, as chances percentuais aproximadas e o favoritismo aproximado da melhor mão.
1. Par contra par
AA x QQ - TT x 55 - KK x 22 - etc.
Em confrontos de par contra par, o maior tem uma grande vantagem sobre o menor, com aproximadamente 80% de chances de vitória no showdown. Quanto mais distanciados estiverem os dois pares, e o menor mais próximo das cartas de valor intermediário, melhores (ou "menos piores") suas chances. O par maior é favorito em aproximadamente 4-para-1.
2. Par contra duas cartas menores
AA x KT - TT x 87 - KK x QT - etc.
Neste tipo de confronto, o par maior terá aproximadamente 82% de chances de vencer o showdown. Este percentual poderá variar entre 88% e 76% de chances de vitória, dependendo das cartas. O par é favorito em aproximadamente 4,5-para-1.
3. Par contra duas cartas maiores
QQ x AK - 99 x JT - 22 x 98 - etc.
Esta é a clássica moedinha, ou "coinflip". Na verdade, o par é quase sempre ligeiramente favorito contra as duas cartas maiores. Na média, ele tem aproximadamente