meio ambiente
O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Linha de Pesquisa: Brincar, desenvolvimento e aprendizagem
Título: A importância do brincar na Educação Infantil
APRESENTAÇÃO
A brincadeira na vida da criança é muito importante, pois é um processo de mediação entre a criança e a realidade. Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual, por isso, o lúdico deve está presente na vida das crianças como uma atividade diária.
As crianças hoje estão entrando mais cedo nas escolas, devido ao mercado de trabalho para as mulheres que cresceu muito, e por conta disso, as mães precisam deixar seus filhos, cada vez mais cedo, nas escolas de Educação Infantil. Por conta disso, os pequeninos que ingressam antes do tempo nas escolas, perdem uma característica da infância muito importante que é “o brincar”, pois não sobra tempo, pois precisam se acostumar com a nova fase, acordar cedo e ficarem horas longe de casa.
As escolas de educação Infantil precisam disponibilizar um tempo para essas crianças, resgatar o lúdico como um dos conteúdos, pois é na escola que elas têm o espaço livre e adequado para correr e pular, brinquedos diferenciados disponíveis para utilizar, e desenvolverem sem perder esse momento importante da infância.
Segundo a Secretaria da Educação (2006, pág. 46). “A brincadeira para as crianças possuem sentido próprio, portanto, o ato de brincar deve ser preenchido pelo prazer e pelo divertimento, de forma espontânea e criativa”.
Há escolas que não têm espaço disponível para fazer atividades lúdicas com as crianças, e raramente essa atividade tão importante é colocada em prática. Muitas professoras alegam que não dá tempo de fazer brincadeiras fora da sala de aula, ou até mesmo, não conseguem desenvolver as atividades lúdicas, devido à classe lotada e sem controle.
Muitos pais não estão de acordo com as escolas de educação infantil, pois dizem que não se ensina nada, e os filhos só brincam para passar o tempo, mas