calor específico da água
CALOR ESPECÍFICO DA ÁGUA
Engenharia Ambiental e Sanitária
3º período / Turno: noite
Subturma: 2
Belo Horizonte,
2014
Objetivo:
Determinar o calor específico da água (C) e verificar se a teoria corresponde a prática realizada.
Introdução:
Materiais Utilizados:
Balança
Backer
Multímetro
Ebulidor
Termômetro
Caixa de Isopor
Suporte
Cronômetro
Bastão de vidro
Procedimento Experimental
Para obter todos os dados necessários e obter o calor específico da água, foi necessário medir a Tensão (V), a massa da água (m), a corrente (I), o tempo (t) e a temperatura (T).
1º - Para medir a Tensão (V), o multímetro foi ajustado e os cabos foram conectados na tomada. O valor obtido foi V= (127,9 +/- 0,1)V. O valor varia por imprecisão no multímetro ou oscilação da rede elétrica.
2º - A massa da água foi pesada em uma balança, retirando peso do backer. O valor obtido foi (1058,9 +/- 0,1)g.
3º - Para determinar a corrente, medimos a resistência e utilizamos a seguinte fórmula: I=V/R, onde I é a corrente, V é a tensão (já obtida antes) e R é a resistência que será medida com o multímetro. Este é posicionado em 200 Ω. Os cabos do multímetro ajustado são colocados em contato com os plugs do ebulidor, o valor obtido é de (16,8 +/- 0,1)Ω. Usando a fórmula:
I= 127,9 ÷16,8
I= 7,613Ω
4º Por último, foram medidas a temperatura e o tempo. O backer com água foi colocado dentro de uma caixa de isopor. Um termômetro foi posicionado em um suporte e este termômetro foi colocado em contato com a água. Foi medida a temperatura inicial da água. Um ebulidor foi colocado em contato com a água e ligado simultaneamente com o termômetro e a água foi agitada com um bastão de vidro para homogeneizar a temperatura. Iniciou-se a contagem a partir da temperatura inicial. Foram feitas 10 medidas de temperatura e tempo e um gráfico foi plotado com as medidas.