Calor específico da agua
Autor: Joilson Bentes da Silva Filho
Objetivo Geral do Experimento
Determinar por meio desse experimento o valor do calor específico da água.
Introdução
Calor específico é uma grandeza física que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Também é chamado de capacidade térmica mássica. É constante para cada substância em cada estado físico. Pode-se dizer que o calor específico caracteriza uma substância (em determinado estado físico).
Em outras palavras, pode-se explicar esse fenômeno através do aquecimento dos condutores, em que estes, ao serem percorridos por uma corrente elétrica, estando os elétrons livres no condutor metálico possuem grande mobilidade podendo deslocar-se chocando com outros átomos da rede cristalina, durante seus movimentos, sofrem contínuas colisões com os átomos da rede cristalina desse condutor. A cada colisão, parte da energia cinética do elétron livre é transferida para o átomo com o qual ele colidiu, e esse passa a vibrar com uma energia maior. Esse aumento no grau de vibração dos átomos do condutor tem como consequência um aumento de temperatura. Através desse aumento de temperatura ocorre o aparecimento da incandescência que nada mais é do que a luz emitida nessa temperatura.
Experimento
Colocou-se exatamente 150 ml de água em um recipiente, uma vez introduzido um termômetro no orifício central do mesmo, detectou-se a temperatura inicial da água. Posteriormente foi ligada a chave de segurança do circuito, sendo anotado o valor mostrado no Amperímetro. Para verificar a temperatura em função do tempo, foi utilizado o cronômetro à medida que a temperatura aumentava de dois em dois graus, anotando-se assim o tempo.
Resultado
Como foi visto no experimento, obviamente pode-se verificar o valor específico da água. Isso aconteceu através da utilização do amperímetro e do cronômetro, em que o primeiro por sua vez é um condutor de energia que teve