Redaçao uel 2012
O jogo é duríssimo. Embalado por uma série de conquistas nos últimos anos, o time da casa quer mostrar aos torcedores sua força emergente. O adversário é um gigante acostumado a vencer embates por goleada e que não reluta em usar artifícios – mesmo se forem polêmicos – para alcançar seus objetivos. Mais do que apenas uma competição esportiva, a Copa do Mundo pode se transformar em um confronto encarniçado entre o país-
-sede, como o Brasil em 2014, e a Fifa, organizadora do evento.
A Fifa fez ao governo brasileiro uma série de exigências que, se forem rigorosamente cumpridas, criam uma espécie de Estado paralelo: mudanças em leis federais, estaduais e municipais, imposição quanto à contrata- ção de fornecedores, exigências de produtos específicos, controle de toda publicidade relacionada ao evento, cancelamento das regras de concessão de meia-entrada para estudantes, liberação da venda de bebida al- coólica nos estádios, entre outras.
Para os defensores da Fifa, nada mais justo do que ceder aos apelos de quem trouxe o maior evento esportivo do planeta para o território brasileiro. Para os críticos, as imposições colocam em risco a soberania nacional.
Quem vai vencer essa guerra?
(Adaptado de: SEGALLA, Amauri; RODRIGUES, Alan; MOURA, Pedro Marcondes de. O Brasil encara a Fifa. Istoé, n.2187, ano 35,
p.38-39, 12 out. 2011.)
Redija um texto de, no mínimo, 10 linhas e, no máximo, 16 linhas, no qual você se posicione favoravelmente a um dos lados do confronto citado na reportagem. Seu texto deverá:
* Ser escrito com letra legível, cursiva ou de fôrma, diferenciadas as maiúsculas das minúsculas.
* Utilizar linguagem formal.
* Ter 2 parágrafos.
* Estar escrito na primeira pessoa do singular ou do plural.
* Conter argumentos que sustentem sua posição.
* Incorporar argumentos contrários que você deverá contestar.
Discrepância do poder. Ao invés de uma interação de mutualismo -que