Revisão de análise textual
- Coesão sequencial, marcada pelo uso de conectivos, como preposições e conjunções. Exemplos: adição (também, e, ainda, não só etc); proporção (à medida que,quanto mais,ao passo que etc); conformidade (consoante, conforme, segundo etc); condição (se, caso, desde que etc); finalidade ( para que, com o intuito de etc); Frases: João irá à praia amanhã caso não haja chuva./ Luna foi ao médico com o intuito de ter certeza de que estava tudo bem com sua saúde./ Quanto mais o pai de Joana gritava, mais ela chorava./ Comprei bolo e pão de mel.
- Coesão referencial, pode ocorrer através da substituição de um elemento por outro: pelas formas pronominais (Ex: Carol foi até o mercado, mas a irmã dela ficou em casa.), adverbiais (Ex: Carol viajou para a França duas vezes, mas ua irmã, nunca.), numerais (Ex: Havia nove laranjas na mesa, Carol comeu um terçodelas.) e verbiais (Ex: O cantor apresentou dois números, e o bailarino fez o mesmo.); ou por reiteração de elementos do texto: repetindo- se o mesmo termo, usando sinônimos ou quase- sinônimos ou expressões nominais definidas (Ex: Pelé foi a Paris, onde o melhor jogador do século foi premiado.).
- Coesão recorrencial, funciona como uma recordação de um padrão já antes utilizado, e não simplesmente como uma repetição. Se dá através da recorrência de termos (Ex: Maria falava, falava, falava...), recorrência da mesma estrutura sintática- paralelismo (Ex: Maria adora ouvir pássaros cantando, cachorros latindo e gatos miando.) , recorrência de conteúdos semânticos- paráfrase ( Marta não voltou pra casa há 1 semana, ou seja, está desaparecida.) e também através de recursos fonológicos- rimas (Ex: Maria jogou todo o pão, que estava em cima do colchão, no chão.).
Obs: A coesão não garante a coerência, mas influência o seu estabelecimento. Elas se completam na construção e compreensão do texto. No seguinte exemplo, há coesão mas não há coerência: Carlinhos caiu da escada e quebrou a