Recursos humanos
Cenário e desafios da captação e seleção.
A importância dos processos seletivos para as empresas.
Introdução ao recrutamento e seleção
O termo recrutamento tem diversos significados, dentre eles o que teve origem basicamente no exército, pois era feita a captura de pessoas para seu batalhão, futuramente abertas vagas para soldado, cabo, capitão, tenente, sargento, dentre outros postos.
Ligeiramente, o termo, bem como o seu objetivo de captação de indivíduos foi ampliado ao sistema de Recursos Humanos.
A empresa não vai para sua casa saber se você quer trabalhar , nem a pessoa é contratada se a organização não precisa de funcionários.
Mas sim, empresas escolhem indivíduos que tem capacidade de exercer a função plenamente e o individuo escolhe a empresa que deseja trabalhar.
Nesse meio termo temos os profissionais que nos auxiliam nesta jornada, conhecidos como: Recrutadores de Pessoal. Antes de ser feito qualquer recrutamento é necessário ter traçado o perfil da vaga, para que não haja acumulo desnecessário de currículos que não obtenham o perfil esperado.
Há algumas maneiras de recrutar pessoas, são elas:
Pesquisa interna;
Pesquisa externa e mista.
Na pesquisa interna se divulga na própria empresa sobre a vaga que se obtém.Na pesquisa externa se divulga a vaga em jornais e revistas especializadas, em agencias de recrutamento , contatos com escolas, universidades, agremiações, cartazes ou anúncios em locais visíveis, apresentação do candidato por indicação de funcionários ou consulta ao banco de dados de candidatos.No recrutamento misto se misturam as duas modalidades, sendo a pesquisa interna e externa.
Após ser feito o recrutamento é necessário fazer uma triagem dos currículos, pois eles são “cartão de visita” de uma pessoa.
Um currículo bem elaborado é bem visto ao avaliador, podendo ser bem diversificado, em geral, as informações mais relevantes e indispensáveis são: Não se usa mais o termo “curriculum vitae”, no lugar