Recursos humanos
CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Fabrício Hiroyuki Terada
RA: 201301355241
ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO DE AULA
Relatório de Atividade de Reposição de Aula, apresentado a Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos, como exigência da disciplina de Introdução à Administração.
Professor Beatriz Galvanin.
OURINHOS
2013
Atividade: Utilizar o Fascículo do Material Didático Estácio da disciplina Introdução à Administração, Parte 1, pg. 160 – responder as questões de 1 a 4 sobre o processo de Planejamento
1 - Planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito – objetivos – e como deve ser feito – planos. O planejamento é extremamente importante pois as organizações precisam planejar para enfrentar as mudanças que ocorrem na economia, na política, na cultura, nos estilos de vida, na tecnologia etc. Atualmente, o ambiente exerce influência muito visível na organização para que o futura dela seja deixado ao acaso. Principais criticas contra o planejamento formal: O planejamento formal não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico. O planejamento parte de uma premissa de que o futuro é previsível, premissa essa que pode não se verificar. O planejamento cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional. Ao especificar objetivos e meios para alcança-los, o planejamento faz com que os membros organizacionais, por medo ou receio da punição, sigam um rumo preestabelecido. O planejamento formal inibe a criatividade, a inovação e a ousadia. O elevado grau de formalidade presente no processo de planejamento tende a definir limites da ação gerencial, inibindo assim a criatividade e a ousadia dos administradores.