Recursos humanos
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade a realização de uma análise dos fatos que ocorrem na economia do setor público e que são de grande importância para o desenvolvimento de nosso país. Sabendo que para o crescimento da economia se faz necessário uma boa aplicação nos bens públicos cabe-nos compreender todos os fatores que influenciam no mesmo, compreendendo assim, todas as ações do Estado para que isso aconteça satisfatoriamente.
ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO
O crescimento da participação do setor público na atividade econômica
Ao final do século XIX e início do XX verificou-se um intenso processo de formação de grandes monopólios, que passaram a limitar a oferta e a aumentar os preços.
A partir dos anos 20, devido, particularmente, aos elevados níveis de desemprego observados nos países capitalistas, o Estado acrescentou às funções tradicionais de justiça e segurança, a de ofertante de bens públicos — eletricidade, saneamento, rodovias, ferrovias, portos etc. E, em praticamente todos os países capitalistas, observou-se um expressivo aumento nos gastos públicos, uma crescente participação do Estado na produção nacional e uma ampla gama de leis que buscavam a regulamentação da atividade econômica.
Assim, ao longo da história recente, a participação do Estado na economia poder-se-ia dizer que vem crescendo, entre outras, pelas seguintes razões:
a) Desemprego: os elevados níveis de desemprego (milhões de pessoas desempregadas) .
b) crescimento da renda per capita: o aumento da renda per capita gera um aumento da demanda de bens e serviços públicos (lazer, educação superior, medicina etc.).
c) Mudanças tecnológicas: a invenção do motor de combustão significou uma maior demanda por rodovias e infra-estrutura.
d) Mudanças populacionais: alterações na taxa de crescimento populacional conduzem a aumentos nos gastos do Estado.
e) Efeitos da guerra: durante períodos de guerra, a participação do Estado na economia aumenta