Trigonometria
1) Coleção Fundamentos de Matemática Elementar; Volume 3, Editora Atual
2) Trigonometria, Números Complexos, SBM
3) Livro emprestado pela escola
Obs.: Não precisarei que comprem os textos indicados!
Programa:
1º Bimestre: Trigonometria no Triângulo Retângulo (Resolução de Triângulos Retângulos e Triângulos Quaisquer)
2º Bimestre: Ciclo Trigonométrico (Ângulos, Simetrias, Função de Euller)
3º Bimestre: Trigonometria Circular (Definições de seno, cosseno, secante, cossecante, tangente e cotangente, Relações Fundamentais, Redução ao 1º Quadrante)
4º Bimestre: Funções Trigonométricas (Definições e Gráficos), Resolução de Equações e Inequações Trigonométricas.
Introdução: A sutileza do curso de Mat.2 está em tratar das funções trigonométricas. De fato entender a existência de funções que associam números reais (racionais e irracionais, positivos ou negativos e o zero) aos valores das suas razões trigonométricas (seno, cosseno, tangente, etc) é algo bastante estranho. Afinal até o 9º ano aprendemos que só existem razões trigonométricas de ângulos agudos (entre 0º e 90º). Assim, os dois primeiros bimestres serão de preparação para chegarmos as funções trigonométricas. A mudança de ambiente do Triângulo Retângulo para o Ciclo Trigonométrico é o que nos permitirá fazermos essa extensão. Essa mudança de ambiente é muito sutil. Vai ser preciso muita dedicação da parte de todos. Farei o melhor que puder. O mesmo espero de vocês, ok.
A ideia de Semelhança de figuras planas serve de base para definirmos razões trigonométricas no triângulo retângulo. Precisamos, portanto, saber como se define semelhança. A grosso modo, dadas duas figuras F1 e F2 planas, dizemos que estas são semelhantes (nota-se este fato por F1~F2) quando são “parecidas”, diferindo apenas no tamanho. A definição matemática de semelhança diz o seguinte: F1 e F2 (para a definição formal, as figuras são planas ou espaciais) são semelhantes se existe uma função